QUEM SOU EU?

Sou Edite Maria Boller solteira graduada em Pedagogia com especialização em Metodologia do Ensino Superior e Metodologia da Educação Especial. Sou diretora pedagógica da Escola de Educação Especial Brilho do Sol - APAE.Integrante do conselho administrativo da Federação Estadual das APAES do MS e conselheira da 9ª região das APAES.Tutora da EAD Pedagogia . Sou uma pessoa simples,extrovertida,objetiva e trabalhadora.Gosto de fazer amizades e cultiva-las.Sou uma dádiva de DEUS.Amo minha família.Existem momentos inexplicáveis ,coisas inexplicáveis e pessoas incomparáveis em minha vida. Um abraço fraterno!

segunda-feira, 14 de novembro de 2011

ATIVIDADE - 3.2

ESTRUTURA CURRICULAR





Modalidade/Nível de Ensino
Componente Curricular
Tema
Estimulação Precoce
Alfabetização
Integração
Educação Infantil
Alfabetização
Socialização
Ensino Fundamental
Alfabetização
Participação
Educação Profissional
Alfabetização
Competição
Competência de Vida
Alfabetização
Observação





DADOS DA AULA


A Campanha CARTÕES DE NATAL consiste na venda de cartões de natal com desenhos feitos por alunos com deficiência selecionados através de concurso nacional. É promovida anualmente pela Federação Nacional das Apaes, 23 Federações Estaduais e por 2090 Apaes de todo Brasil.
O objetivo principal desta campanha é a divulgação a toda sociedade sobre a causa da deficiência por meio do conhecimento e reconhecimento do potencial artístico dos alunos. Além disso, promovemos a marca Apae, aliando à mesma as confraternizações natalinas.
Os recursos financeiros arrecadados com as vendas dos cartões de natal auxiliam na sustentação dos serviços prestados a mais de 250.000 alunos com deficiência em todo o Brasil.

- Duração das atividades:
30 dias
- conhecimento prévio trabalhados pelo professor com os alunos;
- Incentivar todos os alunos da importância na participação do concurso Campanha do Cartão do Natal 2011. Sua socialização e integração com o movimento APAEANO.


ESTRATÉGIAS E RECURSOS DA AULA
ATIVIDADE 01
Iniciamos a aula conversando sobre o natal. O que significa o natal? Quais são os símbolos do natal? Como fica decorada a cidade? Qual a tradição que nossa família possui para comemorar o natal? Qual a origem desta tradição? Qual o significado histórico religioso do natal? Vocês já receberem algum cartão de natal? Quem já participou do Concurso Cartão de Natal nos anos anteriores? Qual o nosso objetivo em participar do concurso do cartão de natal? Qual a importância das APAEs na Campanha Cartões de Natal?


ATIVIDADE 02
- O professor, antes de iniciar a aula, prepara os materiais que serão utilizados pelos alunos;
- Modelos de cartões;
- Ouvir histórias, poesias e textos informativos relacionados ao Natal;
- Cantos de Natal;
- Observar na internet e site da Federação Nacional das APAES catálagos dos anos anteriores da Campanha do Cartão do Natal.

ATIVIDADE 03
Após ter o conhecimento da importância de cada aluno confeccionar o seu cartão do Natal e a sua responsabilidade e criatividade, o professor orienta os alunos que os trabalhos devem ser elaborados com no máximo 30 centímetros, na medida 210x297 mm, formato A-4, em qualquer linguagem bidimensional não podendo conter espessura excedente a 05 (cinco) mm.
No verso dos trabalhos deverão ser fixadas etiquetas de identificação, nome impresso no cartão, assim como a APAE e o Município.

AVALIAÇÃO:
A avaliação foi diária e seu resultado final foi excelente dando maior orgulho a todos os alunos e funcionários da Escola de Educação Especial Brilho do Sol, em particular de mais uma campanha dos Cartões de Natal 2011.

Nenhum comentário:

Postar um comentário