QUEM SOU EU?

Sou Edite Maria Boller solteira graduada em Pedagogia com especialização em Metodologia do Ensino Superior e Metodologia da Educação Especial. Sou diretora pedagógica da Escola de Educação Especial Brilho do Sol - APAE.Integrante do conselho administrativo da Federação Estadual das APAES do MS e conselheira da 9ª região das APAES.Tutora da EAD Pedagogia . Sou uma pessoa simples,extrovertida,objetiva e trabalhadora.Gosto de fazer amizades e cultiva-las.Sou uma dádiva de DEUS.Amo minha família.Existem momentos inexplicáveis ,coisas inexplicáveis e pessoas incomparáveis em minha vida. Um abraço fraterno!

terça-feira, 25 de outubro de 2011

- CATÁLOGO VIRTUAL





Este catálogo foi criado para que as Apaes, empresas, pais e amigos das pessoas com deficiência possam consultar os modelos dos cartões disponíveis para a campanha Cartão de Natal .

CARTÕES DE NATAL

modelo 11

Modelo 1


Modelo 5



A Campanha CARTÕES DE NATAL consiste na venda de cartões de natal com desenhos feitos por alunos com deficiência selecionados através de concurso nacional. É promovida anualmente pela Federação Nacional das Apaes, 23 Federações Estaduais e por 2090 Apaes de todo Brasil.

O objetivo principal desta campanha é a divulgação a toda sociedade sobre a causa da deficiência por meio do conhecimento e reconhecimento do potencial artístico dos alunos. Além disso, promovemos à marca Apae, aliando a mesma as confraternizações natalinas.

Os recursos financeiros arrecadados com as vendas dos cartões de natal auxiliam na sustentação dos serviços prestados a mais de 250.000 alunos com deficiência em todo o Brasil.

segunda-feira, 24 de outubro de 2011

CONCURSO NACIONAL DE CARTÕES DE NATAL – 2011 REGULAMENTO GERAL

Capítulo I

Da Finalidade

Art. 1º - O Concurso Nacional de Cartões de Natal tem por finalidade escolher 10 (dez) trabalhos para ilustração de Cartões de Natal a serem produzidos pela Federação Nacional das APAEs, sendo que, serão classificados 02 (dois) trabalhos de cada região do país.

Capítulo II
Das Disposições Preliminares

Art. 2º - Este regulamento é o conjunto das disposições do “Concurso Nacional de
Cartões de Natal”.

Art. 3º - As Instituições que atendem Pessoas com Deficiência Intelectual e Múltipla, ao participarem do “Concurso Nacional de Cartões de Natal”, serão consideradas conhecedoras deste regulamento.

Art. 4º - É de competência da Federação Nacional das APAEs, por meio das Federações das APAEs dos Estados, através dos responsáveis estaduais pela Área de Artes, fazerem cumprir este regulamento.


Capítulo III
Da Participação

Art. 5º - Podem participar do Concurso Nacional de Cartões de Natal, todos os alunos com deficiência intelectual e múltipla matriculados nos programas de atendimento das APAEs e Instituições regularmente filiadas à Federação Nacional das APAEs, mediante apresentação de Declaração do Aluno com deficiência intelectual ou múltipla e que tenham sido selecionado no Concurso Estadual de Cartões de Natal.

Art. 6º - Cada Estado pode participar com 01 (um) trabalho, selecionado no Concurso Estadual de Cartões de Natal.

Art. 7º - O tema do trabalho é “Natal”.

Capítulo IV
 Das Inscrições

Art. 8º - A ficha de inscrição é parte integrante deste regulamento.

Parágrafo Único – Só serão aceitas as inscrições que estiverem acompanhadas pela Declaração do Aluno com Deficiência Intelectual ou Múltipla, indicando qual o tipo de deficiência, bem como autorização dos pais ou responsáveis para a exposição e comercialização do trabalho pela Federação Nacional das APAEs.

Art. 9º - Toda documentação necessária à efetivação da inscrição no Concurso Nacional de Cartões de Natal, juntamente com o trabalho concorrente, deverá ser encaminhada, impreterivelmente até o dia 07 de outubro de 2011, sendo considerada a data de postagem, para:

FEDERAÇÃO DAS APAES DO ESTADO DO PARÁ A/C.: MARILENE DAS DORES MIGUEL – Coordenadora Estadual de Artes Av.Governador José Malcher,nº 1084, bairro : Nazaré
66.055-260 – Belém – PA.

Parágrafo Único – Os trabalhos recebidos após a data limite não serão credenciados como participantes do Concurso Nacional de Cartões de Natal, sendo posteriormente encaminhados à Federação do Estado de origem.
Capítulo V Da Comissão Organizadora

Art. 10º - À Comissão Organizadora compete: I – Providenciar todas as instalações necessárias ao Concurso de Cartões de Natal; II – Providenciar material de expediente necessário; III – Divulgar o resultado.

Art. 11º - Cabe à Comissão Organizadora Nacional (FENAPAEs) divulgar o evento a nível nacional.

Capítulo VI
Da Comissão Julgadora

Art. 12º - O Concurso Nacional de Cartões de Natal terá uma comissão julgadora formada somente de profissionais habilitados em artes visuais, no número mínimo de 05 (cinco) pessoas, selecionadas pela Gerência de Projetos da Área de Educação Artística da Federação Nacional das APAEs em conjunto com a Coordenadora de Artes da Federação das APAEs do Estado do Pará.

Art. 13º - Os critérios de julgamento a serem utilizados no Concurso Nacional de Cartões de Natal são os seguintes:
 Composição;
 Originalidade;
 Domínio Técnico;
 Trabalho de acordo com o tema.

Capítulo VII
Da Premiação

Art. 14º - Receberão Certificado de participação todos os participantes devidamente inscritos no Concurso Nacional de Cartões de Natal, por meio da Federação Nacional das APAEs.

Capítulo VIII
Das Disposições Gerais

Art. 15º - Os trabalhos devem ser elaborados com no máximo 30 (trinta) cm, na medida 210x297 mm, formato A-4, em qualquer linguagem bidimensional, não podendo conter espessura excedente a 5 (cinco) mm.

Art. 16º - No verso dos trabalhos deverão ser fixadas etiquetas de identificação, devidamente preenchidas, que se encontram anexo à ficha de inscrição.

Art. 17º - Os selecionados no Concurso Nacional de Cartões de Natal terão seus nomes impressos nos cartões, assim como a APAE e o município de origem.

Art. 18º - Serão selecionados os dez primeiros trabalhos.

Art. 19º - Os trabalhos selecionados no Concurso Nacional de Cartões de Natal de 2011 serão utilizados para a campanha dos Cartões de Natal do ano subseqüente, 2012.

Art. 20º - Os trabalhos vencedores do Concurso Nacional de Cartões de Natal, poderão ser submetidos a um profissional competente que o adaptará para a impressão sem, contudo, alterar o conteúdo do trabalho.

Art. 21º - Os casos omissos neste regulamento serão resolvidos pela Direção Executiva e a Gerência de Projetos da Área de Educação Artística da Federação Nacional das APAEs


CONCURSO NACIONAL DE CARTÕES DE NATAL

Ficha de Inscrição de Trabalhos

Federação:

I – Dados da Instituição:
Nome:
Endereço:
Telefone:
Nome do Presidente:
Nome do(a) Diretor(a):
Responsável Estadual pela Área de Artes:
Presidente da Federação:

II – Dados do Artista:
Nome:
 Idade:
Sexo:
Tipo de Deficiência:
Programa:

III – Dados do Trabalho:
a) Tema:
b) Materiais ou técnica utilizada:

IV – Responsáveis pela inscrição:

Presidente da Federação

 Coordenador(a) Estadual de Artes

Local e Data:

Campanha Cartões do Natal 2011





A Campanha Cartões de Natal tem como objetivo geral o desenvolvimento de um concurso nacional que irá escolher trabalhos artísticos para ilustrarem os cartões de natal da Federação Nacional das Apaes. É uma oportunidade de divulgação do trabalho dos alunos e a captação de recursos financeiros para o auxílio na sustentação dos serviços prestados a mais de 250.000 pessoas com deficiência em todo o Brasil.

domingo, 23 de outubro de 2011

3.1 “Contextualizando a mudança: da teoria à prática”

Acredito que a prática dialógica é de fundamental importância para a relação entre educador e educando, pois não deve ser uma relação de imposição, e sim, uma relação de cooperação, de respeito e de crescimento.
É necessário conhecer o entorno do aluno, deixar que ele expresse suas experiências vividas, a imaginação e como se organiz
ar o seu conhecimento de mundo. É importante levar em consideração o que o aluno já sabe sua bagagem cultural e intelectual, para a construção da aprendizagem.
Levo textos para reflexão, polêmicos, sobre problemas atuais e procuro deixar os meus alunos à vontade para participar da aula, debater, tirar as dúvidas e dar sugestões para próximas aulas.
As tecnologias podem se tornar ferramentas pedagógicas enriquecedoras desde que o professor desenvolva competência e habilidade para trabalhar com os recursos e explorá-los adequadamente, pois relembrando DOWBOR, L.,(2001): “As tecnologias são importantes, mas apenas se soubermos utilizá-las. E saber utilizá-las não é apenas um problema técnico”

domingo, 16 de outubro de 2011

Mensagem Sucesso é ser feliz


1. Seja ético. A vitória que vale a pena é a que aumenta sua dignidade e reafirma valores profundos. Pisar-nos outros para subir desperta o desejo de vingança.

2. Estude sempre e muito. A glória pertence aquele que tem um trabalho especial para oferecer.

3. Acredite sempre no amor. Não fomos feitos para a solidão. Se você está sofrendo por amor, ou está com a pessoa errada ou amando de uma forma ruim para você. Caso tenha se separado, curta a dor, mas se abra para outro amor.

4. Seja grato a quem participa das suas conquistas. O verdadeiro campeão sabe que as vitórias são alimentadas pelo trabalho em equipe. Agradecer e a melhor maneira de deixar todos motivados.

5. Eleve suas expectativas. Pessoas com sonhos grandes obtém energia para crescer. Os perdedores dizem: "Isso não é para nós". Os vencedores pensam em como realizar seu objetivo.

6. Curta muito a sua companhia. Casamento dá certo para quem não é dependente. Aprenda a viver feliz mesmo sem uma pessoa ao lado. Se não tiver com quem ir ao cinema, vá com a pessoa mais fascinante: você!

7. Tenhas metas claras. A história da humanidade é cheia de vidas desperdiçadas. Amores que não geram relações enriquecedoras, talentos que não levam a carreiras de sucesso. Ter objetivos evita o desperdício de tempo, energia e dinheiro.

8. Cuide bem do seu corpo. Alimentação, sono e exercícios são fundamentais para uma vida saudável. Seu corpo é seu templo. Gostar da gente deixa as portas abertas para que os outros gostem de você também.

9. Declare o seu amor. Cada vez mais as pessoas devem exercer seu direito de buscar o que querem (sobretudo no amor), mas atenção: elegância e bom senso são fundamentais.

10. Amplie os relacionamentos profissionais. Os amigos são as melhores referências em crises e a melhor fonte de oportunidades na expansão. Ter bons contatos é essencial em momentos decisivos.

11. Seja simples. Retire de sua vida tudo o que lhe do trabalho e preocupação desnecessários. Crie espaço para desfrutar mais a viagem da vida.

12. Mulher, não imite o modelo masculino. Os homens fizeram sucesso à custa da solidão e da restrição aos sentimentos. O preço tem sido alto: infartos e suicídios. Sem duvidas, temos mais a aprender com as mulheres do que vocês conosco. Preserve a sensibilidade feminina - e mais natural e lucrativa.

13. Tenha um orientador. Viver e decidir na neblina sabendo que o resultado só será conhecido quando pouco restar a fazer. Procure alguém de confiança, de preferência mais experiente e bem sucedido, para lhe orientar nas indecisões.

14. Jogue fora o vicio da preocupação. Viver tenso e estressado está virando moda. Parece que ser competente e estar de bem com a vida são coisas incompatíveis. Bobagem! Defina suas metas, conquiste-as e deixe a neura para quem gosta dela!

15. O amor é um jogo cooperativo. Se vocês estão juntos, é para jogar no mesmo time. Ficar mostrando dificuldades do outro ou lembrando suas fraquezas para os amigos não tem graça.

16. Tenha amigos vencedores. Campeões falam com campeões. Perdedores só tocam na tecla perdedora.

Aproxime-se de pessoas com alegria de viver e afaste-se de gente baixo-astral.

17. Diga adeus a quem não merece. Alimentar relacionamentos que só trazem sofrimento e masoquismo, atrapalha sua vida. Se você tiver um cônjuge que não esteja usando, empreste, venda, alugue, doe e deixe espaço livre para um novo amor.

18. Resolva. A pessoa do próximo milênio vai limpar de sua vida as situações e os problemas desnecessários. Saiba tomar decisões, mesmo as antipáticas. Você aperfeiçoara seu tempo e seu trabalho. A vida fluirá muito melhor.

19. Aceite o ritmo do amor. Assim como ninguém vai empolgadissímo todos os dias para o trabalho, ninguém está sempre no auge da paixão. Cobrar de si e do outro viver nas nuvens é o começo de muita frustração.

20. Celebre as vitórias. Compartilhe o sucesso, mesmo pequenas conquistas, com pessoas queridas. Grite, chore, encha-se de energia para os desafios seguintes.

21. Perdoe. Se você quer continuar com uma pessoa, enterre o passado para viver feliz. Todo mundo erra, a gente também.

22. Arrisque! O amor não é para covardes. Quem fica a noite em casa sozinho só terá de decidir que pizza pedir. é o único risco que corre será o de engordar.

23. Tenha uma vida espiritual. Conversar com Deus é o máximo, especialmente para agradecer. Ore antes de dormir. Faz bem ao sono e a alma. Oração, meditação são forças de inspiração.


a

sábado, 15 de outubro de 2011

O dia do professor é comemorado em 15 de outubro.

Esse profissional, durante seu período de formação, passa a desenvolver algumas habilidades que o ajudará a lidar com crianças e jovens que estão em fase escolar, como metodologias de trabalho e didática de ensino.
Hoje em dia os professores têm um papel social maior, estão mais envolvidos e engajados no exercício da profissão, pois as metodologias de ensino mudaram muito de uns anos pra cá.
O professor deixou de ser visto como o todo poderoso da sala de aula, o detentor do saber, o dono da razão, e foi reconhecido como o instrumento que proporciona a circulação do conhecimento dentro da sala de aula.
Isso acontece em razão de seu modo de agir, a maneira em que conduz as aulas, pois considera os conhecimentos que os alunos levam consigo, fazendo com que cada um manifeste a sua opinião acerca dos assuntos discutidos.
A criação da data se deu em virtude de D. Pedro I, no ano de 1827, ter decretado que toda vila, cidade ou lugarejo do Brasil, criasse as primeiras escolas primárias do país, que foram chamadas de “Escolas de Primeiras Letras”, através do decreto federal 52.682/63.
Os conceitos trabalhados eram diferenciados de acordo com o sexo, sendo que os meninos aprendiam a ler, escrever, as quatro operações matemáticas e noções de geometria. Para as meninas, as disciplinas eram as mesmas, porém no lugar de geometria, entravam as prendas domésticas, como cozinhar, bordar e costurar.
A ideia de fazer do dia um feriado, surgiu em São Paulo, pelo professor Salomão Becker, onde o mesmo propôs uma reunião com toda a equipe da escola em que trabalhava para que fossem discutidos os problemas da profissão, planejamento das aulas, trocas de experiências, etc.
A reunião foi um sucesso e, por este motivo, outras escolas passaram a adotar a data, até que a mesma se tornou de grande importância para a estrutura escolar do país.
Anos depois, a data passou a ser um feriado nacional, dando um dia de descanso a esses profissionais que trabalham de forma dedicada e por amor ao que fazem.
A estrutura da educação no Brasil se divide por faixas etárias. De zero a três anos temos as creches ou berçários; de 3 a 5 anos a fase de educação infantil, de 6 a 10 anos o ensino fundamental I; de 11 a 14 anos o ensino fundamental II; e de 15 a 17 anos o ensino médio. Após a etapa do vestibular e com a aprovação no mesmo, o período de graduação.
Podemos ver que os professores são muito importantes para a vida de todos, pois passam por todo o período escolar, por longos anos. Por isso, deveriam ser mais bem remunerados e ter seu trabalho melhor reconhecido.
Equipe Brasil Escola


Oração do Professor


Obrigado, Senhor, por atribuir-me a missão de ensinar
e por fazer de mim uma professora no mundo da educação.

Eu te agradeço pelo compromisso de formar tantas pessoas e te ofereço todos os meus dons.

São grandes os desafios de cada dia, mas é gratificante ver os objetivos alcançados, na graça de servir, colaborar e ampliar os horizontes do conhecimento.

Quero celebrar as minhas conquistas exaltando também
o sofrimento que me fez crescer e evoluir.

Quero renovar cada dia a coragem de sempre recomeçar.

Senhor!
Inspira-me na minha vocação de mestre e comunicadora para melhor poder servir.

Abençoa todos os que se empenham neste trabalho iluminando-lhes o caminho .

Obrigado, meu Deus,
pelo dom da vida e por fazer de mim uma educadora hoje e sempre.

Amém!

terça-feira, 4 de outubro de 2011

Talvez eu não tenha conseguido fazer o melhor. Mas, luto para que o melhor seja feito.


Senhores Conselheiros Regionais Eleitos


Assunto: Chapa para o triênio: 2012 a 2014

Senhores e Senhoras Presidentes,
Conforme informação da Comissão Eleitoral, criada pela Resolução nº 008, de 29/08/2011, informamos que foi inscrita apenas uma chapa, que estará concorrendo as eleições do próximo dia 01.10.2011, a partir das 8 horas, na sede da APAE/Campo Grande, na Av. Joana Darc, 1450 - Jardim Santa Branca - Campo Grande - MS. Para explicitar a união da Rede Apaeana, contamos com a presença de todos os presidentes, Conselheiros Regionais ou de seus representantes legais, para participarem da referida eleição.
Os Conselheiros Regionais, já eleitos em suas respectivas regiões, a Federação estará
custeando as despesas com combustível ou de ônibus, para tanto requer a necessidade de um recibo (Nota Fiscal) em nome da Federação das Apaes do Estado de Mato Grosso do Sul, com o seu CNPJ o endereço - Rua Juvenal Alves Corrêa, 430. Na oportunidade, estaremos realizando também a eleição do Autodefensor Estadual. Qualquer informação a respeito, fineza entrar em contato com esta Federação ou diretamente com o Coordenador Estadual da Autodefesoria Adalberto Garrido ( Apae Miranda).

Atenciosamente

Harley Ferreira Silveira
Presidente